“Cada pessoa tem a sua historia. - Cada pessoa tem uma familia. - Cada familia tem origems. - Você não é apenas o que você imagina que é!"

SEJA GENTIL !

CITE SEMPRE A FONTE QUANDO GOSTA E USA AS MINHAS INFORMAçÕES.

NAO COPIE AS FOTOGRAFIAS E PESQUISAS SEM DAR CREDITO Á AUTORA E O BLOG.

MUITO OBRIGADA !

A minha historia

attualizado em outubro 2022 por Tiffany

CRÔNICA DE UMA FAMILIA

Sejam Bem vindos!
Esse blog é dedicado à mémoria historica de extensa famila Paes de Barros e seus agregados em São Paulo. 



Meu objetivo nas pesquisas genealogicas que faço é examinar e tornar mais clara a interligação e, em alguns casos a interdependência geografica, entre os descendentes e seus agregados dos meus antepassados.
  1. em particular o ramo Aguiar Barros, (veija em baixo). Sâo os  4°s e 3°s avós de Tiffany. membros do extenso clâ dos Paes de Barros em São Paulo, vindo de Itu e Sorocaba. Muitos deles casados entre primos, tios e sobrinhas com mesma ascendencia e legados com primos e parentes. Uma parte sâo descendentes de Fernão Paes de Barros e Angela Ribeiro, outra parte as familias Aguiar, Ayres e Oliveira Leme. Com essos ramos estou tambem interessada na historia de Itu, Sorocaba e Sao Paulo de onde vieram os respetivas familias e que foi a motivação pelo nome do meu blog.
  2. São Antonio de Barros Penteado e Maria Paula Machado , 5°s avós de Tiffany,   - com os meus outros 5°s avós Oliveira Leme-Ayres e as dos de Aguiar- o tronco do meu ramo Paes de Barros por o qual eu tenho o maior interesse, naturalmente com todas as arvores de costados.
  3. de Fernâo Paes de Barros e Angela Ribeiro, dois dos 128 6°s avós de Tiffany, e meus parentes colaterais. - Vamos ver em que grau nós encontramos para ampliar a historia e a memoria de esta grande familia.
  4. de Manoel Corrêa Penteado, um dos meus 256 7°s avós. Ele casou com Beatriz de Barros, uma bisneta de Pedro Vaz de Barros e Luzia Leme. Forma o seu sobrenome "Penteado" o sobrenome do meu 5° avó que era Antonio de Barros Penteado que casou com Maria Paula Machado (eles foram primos sendo Maria Paula tambem descendente de Pedro Vaz de Barros e Luzia Leme). 
  5. de Pedro Vaz de Barros e Luzia Leme, os 10°s avós de Tiffany, ancestral comum de muitas familias. Deles vem o sobrenome Paes de Barros e antes de todo para esta razão que eu pesquiso mais sobre eles. Attençao, nâo nós esquecemos: Témos  em téoria 2.048 10°s avós na arvore genealogica e o Pedro Vaz de Barros e Luzia Leme sâo somente dois delesporque todos os avós e bisavós tem tambem avós e bisavôs....por o lado do pai e por o lado da mâe ! Mas como jà dito, pesquiso em este blog o Pedro Vaz de Barros e Luzia Leme pelo sobrenome PAES DE BARROS ! Sobrenome que muitos dos antepassados têm por diferentes composições nos varios ramos. Foi criado no Brasil na epoca colonial para lembrar - ao meu ver ! - as familias de Barros e Leme e a connexâo com varios personagens contados na historia e memoria do Brasil.
Sou Suiça e o meu Português é muito ruim, para explicar tudo. Não falo portugues, ainda comecei a estudar a idioma pelas pesquisas. Desculpe os meus erros! Vou tentar, mas eu ficarei muito feliz por ajudo e mais informaçoes.

Grande é a historia de essa familia e os nossos antepassados. E' a história de  famílias que se confundem com a formação do imperio do Brasil.

Colabore com suas informações genealógicas, assim como a cronologica de sua parte da família. Podemos descobrir o nosso grau de parentesco. Tenho orgulho de ser uma descendente dos Paes de Barros, e de saber que nossos antepassados deixaram sua presença registrada na história do Brasil e de Sao Paolo.

Um pouco mais sobre a genealogia do meu tronco se pode ler na pagina "as minhas raizes" que é o tronco do meu ramo Paes de Barros ligado com a familia Aguiar de Sorocaba.
Em outros postagens tento de listar a historia e genealogia de alguns membros e antepassados.


O meu ramo dos Paes de Barros

O meu avó Viktor Franz Xavier de Barros e os seus irmãos Luiz Bento e Paolo Xavier tenham uma historia pelo contrário de muitos brasileiros.

Eles tenham a medade dos seus antepassados e parentes em Hungria e Austria e a outre medade no Brasil, mas viveram na Europa.
Entanto, muitos brasileros pesquisam Europa para os seus ancecstrais. Nós em vez pesquisamos o Brasil para encontrar a nossa outra medade de historia e outros membros de familia.

Meu pai foi Suiço e minha mãe foi brasileira, uma bisneta e descendente do Barão de Tatui de São Paolo. Ainda ela nunca tem sido no Brasil. Ela nasceu em Berna Suiça, mas até o seu casamento com o meu pai ela foi de nacionalidade brasileira como o seu irmão e as 2 irmãs!

Uma velha caixa
Em uma velha pequena caixa de minha mãe eu encontrei muitos documentos, fotografias e velhas cartas. Foram do meu avó Victor de Barros. Lembro-me, o que minha mãe e os meus avós haviam dito sobre os parentes do Brasil, filhos de um barão, a historia em Viena (Austria) e Hungria, quando eu era pequena. Lembro-me de Mathilda, uma prima de minha mãe que "retornou" no Brasil em 1935 e que veio a cado ano para visitar-nós.
Hoje eu tento reconstruir a história desta família Paes de Barros.
Muitas coisas interessantes eu descobri! Mas ainda faltam muitos contextos.

Os meus trisavós em Brasil são o Barão de Tatui  que era o Francisco Xavier Paes de Barros e sua primeria esposa Gertrudes de Aguiar Barros.


Tenho os documentos de nascimento e baptismo do meu avô Victor que são em possesso em nossa familia. Encontrei os ancestrais do seu pai e avós tambem na "Genealogia Paulistana" de Luis Gonzaga Silva Leme e a "Nobiliarquia Paulistana Histórica e Genealógica (em três volumes)" de Pedro Taques e assim sou parte dos quatrocentôes na historia de Sâo Paulo.

Segundo ele a ascendencia do Barão de Tatui chega até o Pedro Vaz de Barros e é  assim:

Pedro Vaz de Barros(*) c/c Luzia Leme. pais de

Antonio Pedroso de Barros c/c Maria Pires de Medeiros, pais de:

Pedro Vaz de Barros (neto) c/c Maria Leite de Mesquita, pais de:

Beatriz de Barros c/c Manoel Correia Penteado(*), pais de:

Fernão Paes de Barros (*) c/c Angela Ribeiro Leite, pais de:
 
Antonio de Barros Penteado(*) c/c Maria Paula Machado (5°s avós de Tiffany); foram pais de 2 dos meus 4°s avós:

(*nota: veja como o sobrenome muda sempre, mas fica o "de Barros" Leja mais sobre os sobrenomes em Brasil : aqui  https://www.blogger.com/blog/post/edit/4792210800128094170/7924439267207294897 )


Os  4°s avós de Tiffany

Francisco Xavier Paes de Barros, (o capitão Chico de Sorocaba, 4° avô de Tiffany) ele era irmão do Barao de Itu, do Barao de Piracicaba e de Genebra de Barros Leitee mais outros.
Francisco Xavier Paes de Barros casou em 1827 com
Rosa Candida de Aguiar (4° avó de Tiffany), filha de Francisco de Aguiar e Gertrudes Ayres e irmã do brigadeiro Rafael Tobias.

Francisco e Rosa foram pais de: Francisco Xavier Paes de Barros , baraõ de Tatui (trisavô de Tiffany), que casou com sua prima Gertrudes Aguiar Paes de Barros. 


Bento Paes de Barros, o 1° barão de Itu, (4° avô de Tiffany), irmâo mais velho do Francisco supra casou em 1820 com 
Leonarda Francisca de Aguiar (4°a avó de Tiffany), irmã de Rosa supra 

Bento e Leonarda foram pais de Gertrudes  de Aguiar Barros (3° avó de Tiffany, casado com o Barão de Tatui, seu primo).

Gertrudes Aguiar Paes de Barros, filha do 1°barao de Itu, (um tio do barão de Tatui, seu marido) 
era irmã de -  Dr. Rafael Aguiar Paes de Barros, fundador do Jockey Club em São Paolo, -  Antonio de Aguiar Barros, o marques de Itu - de Anna casada com o primo Joao de Aguiar e Castro (filho do brigadiero Rafael Tobias e a marquesa de Santos) - Francisco de Aguiar Barros casado com sua prima Dona Angelica de Souza Queiroz, a famosa dona Angelica .
(leia aqui um artigo de Eudes Campos Os Paes de Barros em Sâo Paolo)




4°s avós de Tiffany, barões de Itu, Bento Paes de Barros e Leonarda de Aguair



Na foto : os 3°s avós de Tiffan : o barâo de Tatui e Gertrudes Aguiar Paes de Barros 

Trisavós de Tiffany, barão de Tatui e Gertrudes de Aguiar Barros

Franisco Xavier Paes de Barros, barâo de Tatui em 1879 e Gertrudes de Aguiar Barros foram pais de:

1.1. Leonarda Paes de Barros, falecida ainda criançaem 1857.

1.2. Dr. med Bento Xavier Paes de Barros, bisavô de Tiffany,  nascido 1859 em Itu e falecido em 27.6.1945 em São Paulo, pai de Viktor Franz Xavier de Barros nascido em 1888 na cidade de Vienna de Austria.

1.3. Francisco Xavier Paes de Barros, avocado, nascido em 1860, falecido em 1920. casado com sua prima Francisca Paes de Barros, filha de Rafael Paes de Barros e Francisca de Azevedo)

1.4. Anna Rosa nascida em 1862 em Itu SP e falecida em 1864 em Itu SP.

1.4. Antonio Paes de Barros, falecido em 1889.

1.5. Fernão Paes de Barros, falecido em  1887.

1.6. 
Octavio Xavier Paes de Barros, nascido em 1874, falecido em 1921. Casado com Maria de Carmo Sampaio.

(LEIA MAIS SOBRE ELES com fotografias dos tumulos EM POSTAGEM: JAZIGOS.


Os meus bisavôs

1.1. O Dr. med Bento Xavier Paes de Barros estudou médicina em Rio de Janeiro onde fiz o grau de doutor em 1884. Entre os anos 1886- 1889 ele era em Viena, Austria onde ele estudou medicina forense. Aí ele conheceu a sua primeira mulher, a minha bisavó Emma Maria Florentina von Körmendy, filha de Josef Eduard von Körmendy, ("Edler von Körmendy, signifca mais ou menos nobre da Hungria"), e de Johanna Salmutter. Emma nasceu em 1860 em Pinkafö, no reino Austria-Hungarica. Hoje a cidade é em "Burgenland" na Austria.
Johann Eduard von Körmendy foi dono  de minas de antimonio e carvao com fábrica e era entre industriais que costruiram ferrovias na entâo Hungria. Por isso ele teve um pequeno titulo de nobreza. O seu pequeno castelo ainda existe ed é sob proteçâo de edificios historicos. 
Emma foi a 8a filha dentro os 11 filhos de Josef Eduard von Körmendy de de Johanna Salmutter.


bisavós de Tiffany, Dr. med. Bento Xavier Paes de Barros e Emma Florentina Maria von Körmendy


Dr. Bento foi em Viena no periodo entre 1885 e 1889, e nasceram em esse periodo os 2 primeiros filhos:
  • - 1.1.1.Luiz Xavier de Barros, 1887, Viena, Austria
  • - 1.1.2.Victor, Franz (Francisco) Xavier de Barrosavô de Tiffany, 1888 Viena, Austria 
  • - 1.1.3. Paolo Xavier, nasceu 1993 em Rio de Janeiro, Brasil, na Rua D. Feliciana N° 180.
Tenho o documento de nascimento e cidadania brasileria de meu avó Victor Franz Xavier de Barros,que fizeram os pais em 1892 em Sao Paulo.
Folha 152 do 25° livro do registors de nascimento do Estado de São Paulo.


Folha 152 do 25° livro de registros de nascimento do Estado de São Paulo (1.1.2.adiante) :
"....Victor Francisco Xavier de Barros, filho legitimo de Dr. Bento Xavier Paes de Barros e D. Emma Körmendy de Barros, residentes a Avenida Tiradentes numero quinze, paterna do Barão de Tatuhy (vivo) e de D. Gertrudes Aguiar Paes de Barros (falecida), residente na esta Capital, materno de José Eduardo (Joseph Eduard) Körmendy (vivo) e de D. Johanna Salmutter (falecida) residente Vienna de Austria..."
feito em Santa Ephigena, 23 de Julho 1892

Como se pode ver, este documento foi feito em Sao Paulo em 1892. 
Emma e os seus 2 primeiros filhos Luiz e Viktor chegaram no Rio de Janeiro em Junho 1892. Em 1892 ela casou com o Dr. Bento Xavier de Barros. Em 1893 nasceu o terceiro filho deles, Paulo Xavier em Rio de Janeiro. Em tudo Emma e os seus filhos viveram ca.3 anos em Sâo Paulo e Rio de Janeiro  até ca. 1895.
Todos os 3 filhos de Bento Xavier Paes de Barros e Emma Körmendy de Barros foram brasileiros.


De acordo com o que contaram a minha mãe e os meus parentes, Emma Florentina Körmendy mudou de novo pela Europa per volta de 1895. Viveu em Viena, Alemanha, Hungria, Scozia e Suiça. Ignoramos o fato porque deixou o Brasil. Bento e Emma não foram nunca divorciados, mas parece que ela preferiou estar na Vienna, que na epoca era uma cidade mundial moderna.  

Os meus avós e tio-avós

O meu avô, Victor Franz Xavier de Barros, segundo filho do Dr. Bento Xavier de Barros e Emma von Körmendy, nasceu em 22.7.1888 em Viena na "Floriani-Gasse 3", (a rua Floriani nr 3) de fronte de Universidade e perto do "Rathaus", a prefeitura, no antigo bairro de "Josefstadt" (Aqui estam a área da Câmara, o Parlamento, o Palácio da Justiça e a Universidade. No inicio do 1900 atraiu muitos funcionários e estudantes.)
Em 1892 viaje com sua mâe Emma e o irmão Luiz no Brasil onde se casaram os seus pais. 
 Mais tarde de retorno na cidade de Vienna de Austira, Viktor freqüentou com o seu irmão Luiz, o  famoso colégio na Abadia de Melk, perto de Viena. Temos ainda um cartão postal e cartas escritos por o Dr. Bento  à Victor que era em Melk em 1904.



Melk,, Austria, Stiftskirche,
iabbadia  e colégio

Após o colégio em Melk, Viktor mudou com a sua familha (mâe e irmãos) para Berlim em Alemanha, entâo imperio, onde Luiz e ele estudaram engeheria. Berlim em essa epoca tive uma universidade de prestigio para engenheria. 
Victor foi em Berlim entre 1911 a 1915, ou seja, durante os primeiros anos de Primeira Guerra Mundial.
Em 19 de Agosto 1916 depois o final dos estudos casou-se em Berlim (Charlottenburg) com a minha avó Lucia Karoline Felicia Benesch, com a qual ele já havia envolvido em Viena. Os dois se conheçeram em um dos muitos bailes que Vienna ofreu em essa epoca. Ela foi filha de Gerard Benesch, arquiteto em Viena e de Friederike Barth cujo pai, Carl Barth, foi um gravisto e pintor bastante conhecido em Viena tambem hoje.

Em 6 de Agosto 1917, cerca um ano depois, Victor viajou com os seus irmãos e as respectivas famílias e com a mãe Emma na Suíça. Os Estados Unidos tinham entrado na guerra, a situação em Alemanha e  Áustria foi mais do que precária!
Com a entrada dos EUA na guerra tornou-se uma guerra mundial. Tambem o Brasil rompeu as relaçôes com o imperio da Alemanha ! Isso era perigoso pelo meu avô e os seus irmõs : Eles todos foram brasileiros e assim diventaram "nemicos" !

Com a derrota da Áustria-Hungria na guerra é iniciada a dissolução do Império, renunciou Carlos I da Austria ao cargo de chefe de Estado em 11 de novembro de 1918 mas não aos seus direitos como chefe da dinastia e ao trono. Ele partiu para o exílio na Suíça!

Durante os anos da guerra de 1916 e 1917, a situação do abastecimento havia se deteriorado dramaticamente na monarquia dos Habsburg. Enquanto a indústria de armas aumentaram continuamente sua produção, foram encontrados na escassez de matérias-primas em primeiro lugar. Començaram com rigorosa ampliaçao de produçao de alimentos muito controlada. Desde 1916. foram por uma restrição no suprimento de alimentos. (Emissão de cartas de pão e farinha, em abril de 1915, 1916 seguido de cartas por leite, gordura e cartões de batata).

Sem embargo, a decadência do império fez que perdessem possessões, reduzindo finalmente a um resquício de todo seu antigo poder: Áustria, Hungria e Boémia. Estes reinos formaram em princípio o Império da Austria (1804-1867), mais tarde passaram a ser o Império Austro-Hùngaro (1867-1918). O colapso do estado austro-húngaro em 1918 pôs fim ao poder da dinastia Habsburgo no mundo.

Em um situaçao politica incerta, os meus avós decideram em agosto 1917 de deixar Austria e Alemanha. Sendo eles todos brasileiros - por casamento ou por nascimento- eles tiveram a deixar Alemanha e Austria, porque desde o Abril 1917 navios brasileiros eram atacados pela Alemanha, o Brasil havia rompido as relações e mais tarde entrou em guerra em Outobre 1917 e foi pais nemico. 

Desde o Abril 1917 os meus avóa correram grande risco de serem enviados para um centro de detenção para civils ! Os rumos que o Brasil poderia entrar na guerra foram fortes.  Como referem artigos em jornais alemaês o embaixador do Brasil na Suíça assumiu a proteção dos brasileiros na Alemanha ! Assim eles foram para a Suiça. 2 meses antes da entrada na guerra por parte do Brasil.

O projeto dos Barros na Europa tem sido sempre de retornar em Brasil.

De acordo com as histórias de minha mãe, em 1917 efeitivamente estavam todos os filhos de Dr. Bento no viajem no Brasil. Mas a guerra não permitia um viajem ultramarino pela guerra submarina irrestrita contro navios. 
Assim os "de Barros Europeos" ficaram a Berna em Suiça, que não foi em guerra sendo um pais neutro. 

Os tempos eram duros jà em Berlim desde 1915, mas tambem na Suiça não era facil. Tambem na Suiça tive fome e problemas de abastecimento e problemas sociais contro estrangeiros.
No verão de 1918, cerca de um quinto da população suíça estava em medidas de emergência como distribuir leite e rações de pão. O custo de vida aumentou desde mais que dobrou em 1914. Além dos mantimentos mais caros, o aumento dos preços em particular teve um impacto negativo. A Suiça em 1917 començou com varios racionamentos.
Aluguel, aquecimento e roupas custaram a muitas famílias.  Ao mesmo tempo, uma epidemia de gripe, a chamada gripe espanhola, foi desenfreada em 1918/19. 

Jä em fevereiro de 1915, Berlim foi a primeira cidade da Alemanha a emitir cartões de racionamento de pão. A ração fixada pelas autoridades municipais da capital ascendia inicialmente a 2 quilos de pão por semana ou 225 gramas de farinha por dia por cabeça, sendo a ração de farinha cortada em breve para 200 gramas. 
Antes da guerra, o consumo médio per capita da população era de 380 gramas. Até o final de 1915, a maior parte dos alimentos da cidade eram estritamente racionados. Apesar disso, as quantidades a serem adquiridas de acordo com os cartões de racionamento de alimentos não eram suficientes para satisfazer as necessidades calóricas, pois muitas vezes eram indicados alimentos que simplesmente não estavam disponíveis. 
De secruo os de Barros tambem comeram pouco e de securo sofreram o frio no inverno 1916/1917.

No decorrer da Primeira Guerra Mundial, as atitudes em relação ao próprio país e aos “estrangeiros” mudaram na Suíça. Após o retorno de dezenas de milhares de trabalhadores e estrangeiros submetidos ao serviço militar aos seus países de origem no início da guerra, o bloqueio fronteiriço decretado pelo Conselho Federal restringiu severamente a livre circulação de pessoas.
Enquanto no período anterior a 1914 a presença de estrangeiros na Suíça era mais ou menos natural, durante os anos de guerra, especialmente a partir de 1917, o foco estava cada vez mais em uma avaliação qualitativa e não apenas quantitativa dos estrangeiros. Isso tambem para medo de revolta e a revoluçao na Russia.
A mídia e os textos oficiais desenhavam cada vez mais um quadro crítico dos migrantes e agora faziam uma distinção mais forte entre pessoas “desejáveis” e “indesejáveis”: 
militares internados e turistas ricos eram considerados "desejáveis"; 
Desertores, aproveitadores da guerra, bolcheviques ou judeus orientais eram chamados de «indésiderables», indesejáveis.

Meus avõs e familia na epoca foram "brasileiros", turistas. Eles poderiam sustentar-se por algum tempo... Falavam naturalmente bem o alemão o que muito provavelmente semplificou um pouco a situação. Foram desejàveis na Suiça.

Mas o Brasil "mudou se para mais longe", porque ninguém sabia quando a guerra terminaria. Viktor començou a trabalhar em Berna como engenheiro e Luiz na Brown Boveri na cidade de Baden, perto de Zurich. Paulo, o irmâo mais jovem partiu pelo Brasil !
Esta situação abriu um novo livro na história deles todos, sem a qual eu não teria nascida !





õ
Luiz Bento de Barros, neto do Barão de Tatu, tio-avô de Tiffany

Victor Francisco (Franz) Xavier de Barros, neto do Barão de Tatui, avô de Tiffany

Paulo Xavier de Barros, neto do barão de Tatuí, tio-avô de Tiffany, 



O meu tio-avô, Paolo Xavier de Barros, emigrou com a sua mulher Hilde Biedermann em ca. 1919/1920 em Brasil e encontrou o pai Dr. Bento Paes de Barros e os meio-irmãoes Tito e Affonso Paes de Barros. Em suas cartas podemos ler deles e de sua vida aí. 

O meu bisavô B. Xavier Paes de Barros nunca divorciou, mas hàvia "arrangiado" outra relação resp. casamento com outra mulher, a Maria Luisa Dauer. (leia sobre os seus 2 casamentos, link supra)
Luiza havia nascida em Brasil, era filha de imigrantes alemães. Seu pai veio da Saxônia, da cidade de Nebra, e sua mãe era do Holstein. Ela faleceu em 1956. 
B. Xavier e Luisa foram pais de - Affonso, - Tito, - Beatriz e - Waldemar. Todos meio-irmãos do meu avô Victor. 

Os irmaõs Victor e Luis permanecevam na Suíça.  Tenham bom trabalho como engenheiros,  mulheres e crianças, as coisas iam bem e não foi facil deixar a "nova" tranquilidade! Em muitas cartas de Paolo e Hilda, eles são chamados "Berner-de Barros" (os de Barros de Berna) que devem reunir-se no Brasil com o pai.

Meu avô Victor Franz Xavier de Barros começou a sua carriera profissonal como engenheiro na fabrica de aquecimento central, "Zentralheizungsfabrik" Ostermundigen, onde ele era ativo tambem na direitoria até sua aposentadoria. Em essa epoca a fabrica Zent era a mais grande em Berna. Foi fundada em 1898 de Jacob Ruef nos arredores de Berna na antiga estação Ostermundigen, e tive filiais em Milão, Nice e Paris. O meu avô fez muitos viagens nas respectivas cidades.

No entanto, o plano do meu avô para ir para o Brasil mudou pela crise do café e pela grande depressâo, a crise econômica mundial. Em seguida, foi completamente abandonado por a revolução no Brasil e depois pela segunda guerra mundial. 

Na segunda guerra mundial, o Brasil entrou tambem de novo em guerra. Em Suiça os brasileiros de Barros com as resptectivas filhos e filhas (assim tambem a minha mãe) eram declarados stateless = sem pàtria !

Após a Segunda Guerra Mundial, Victor e seu filho Pedro em 1945 deixaram a cidadania brasileira e se tornaram Suíços. 
Tenho ainda copia do seu velho passaporto brasileiro !
Todos os filhos e  netos do Dr. Bento Xavier Paes de Barros como tambem a sua esposa Emma tinham cidadania brasileira. Emma, a primeira esposa do Dr. Bento sempre foi brasileira até a morte.

Luiz Bento Xavier de Barros, o primeiro filho do Dr. Bento e Emma  em 1942, faleceu . Era casado com Mathilda Carolina Bretner e foram pais de três filhos:
- Luis  (1911), -Silvio (1917) e -Mathilda (1921),  

- Silvio de Barros morreu jovem em 1933 ainda em Baden, Suiça com 15 anos.
- Luiz Xavier de Barros foi para o Brasil em 1935 onde casou em 1946. Poco depois faleceu em 1949 com 38 anos. Não sei se tive filhos.
- Mathilda "Tilly" de Barros emigrou tambem em São Paulo ca. 1935 com 15 anos junta/acompanhada da mae Mathilda (mesmo nome). 
Foi pouco antes da 2nda guerra mundial. 
o pai, Luiz Bento para problemas de trabalho nunco deixou a Suiça, tambem ele tive o projeto de seguir a esposa e os filhos, mas morreu em 1942. A Mathilda "Tilly" veio cada ano na Suiça e  eu a visitei em 1984 no Brasil ! Ela foi casada com Renato de Barros (Cintra), mas não tivem filhos.
Apos o falecimento do seu marido Luiz Bento (filho do Dr. Bento), Mathilda Bretner sua esposa permanece com seus filhos, Luiz e Mathilda, na cidade de Sao Paulo onde faleceu em 1968.
Em 1981 Mathilda, "Tilly"  escreveu uma carta e contou que o tio Paolo tinha falecido em dia 9 de Fevreiro 1981, na sua casa em Rua Parque Dafonte em Sâo Paulo, onde ela o havia visitado um dia atras, porque estavam projetando um viajem em Suiça ! 
Contava tambem um historia triste sobre o Paulo. Ele havia sido enganado por seu antigo socio e este ultimo o havia derubado dos seus haveres jà em vida !

Minha mãe falava de muitas viagens do meu avô Victor na Itália, França e no Norte da Europa. Ele amou muito viajar. Especialmente com toda a familia para Viena e Hungria onde estavam oa parentes mais proximos de minha avó Lucia,  e em Hungria onde estava o tio materno de Viktor, o "Husar" August Körmendy que depois a 1a guerra mundial tornou-se hungaro .
Tambem eu, como os meus primos, estamos cada ano em Vienna e em Hungria.
Lembro-me que meu avô tinha um "motor a vapor" que ele hàvia costruido 
com o qual nos, os netos, poderíamos jogar. Lembramo-nos vagamente que ele mesmo construiu para si uma rádio. Victor também foi fotógrafo e ele mesmo desenvolveu as fotos.
Toda a engenharia e tecnologia lhe interessava. 

Em 1969, Victor sucumbiu ao câncer sem realizar mais o seu sonho de encontrar de novo o pai, seu irmão Paolo, a sobrinha Tilly no Brasil e sem conhecer os parentes brasileros.

Resumo:

Dr. Bento Xavier Paes de Barros nasceu em 1859 em Itu e era o primeiro filho do barão de Tatui e de Gertrudes de Aguiar Barros . Faleceu em 1946 na cidade de Araras SP, na sua fazenda.
O Dr. Bento Xavier Paes de Barros casou civilmente em 1892  com Emma Florentina Maria v. Körmendy. 
Foram pais de:

1. Luiz Bento Paes de Barros (1887 Vienna, Austria-1942 Zürich, Suiça), casado com Mathilda Carolina Brentner. Pais de

  • - Luis (Lulu) 1911 casado com Leah Hennig em Sao Paulo, provavelmente sem geração
  • - Silvio 1917, falecido jovem
  • - Mathilda 1920, casada com Renato Cintra, sem gerãçao.

2.Victor Franz Xavier de Barros (1888 Vienna Austria-1969 Berna, Suiça) casado com Lucia Benesch-Barth tinham 4 filhos:
  • - Viktoria 1918, casada, 3 filhos,
  • - Pedro 1921, casado, 1 filha,
  • - Silvia 1924, (minha mâe) casada, 2 filhos,
  • - Felicitas 1933, casada, 3 filhos

3.Paulo Xavier de Barros (1893 Rio de Janeiro-1981São Paulo) foi casado com Hilde Biedermann. Viveram em São Paulo. Sem geração.


O meu bisavô Bento Xavier Paes de Barros e  Luisa Dauer casaram em 1898 no rito religioso e foram pais de :
  • - Beatriz 1894, casada, falecida jovem, sem geração.
  • - Affonso Xavier 1895, casado, 1 filha sem geração
  • - Tito Xavier 1899 , casado com geraçao,(sâo os meus primos em São Paulo e região)
  • - Waldemar 1902 , casado, com geração, tem pelo meno um neto do que eu sei. 
Leia aqui a cronica dos dois casamentos do Dr. Bento Xavier sem divorcio.

Nós descendetes de Victor Franz Xavier somos todos Suiços que vivam hoje em varias regiões na Suiça.
Somos Suiços só por uma parte pelos nossos pais ou mães.
Queremos muito descobrir a parte brasileira e a sua historia em São Paulo, Itu e Sorocaba !

Abraços
Tiffany

5 comentários:

  1. Boa tarde, só por curiosidade,talvez seja possível estabelecer uma conexão com um passado mais recente,Minha avó,Esmeralda Ferraz de Campos tinha um primo,Jo´se Ferraz de Campos que casou-se com Virginia e tiveram dois filhos Jovit e Itá Ferraz de Campos.Esye ultimo em 1037 casou-se com Sylvia Paes de Barros(filha de Fabio Paes de Barros e Sylvia Almeida Paes de Barros).Será que ela faz parte deste ramo familiar?Itá Ferraz de Campos foi um famoso jornalista da Gazeta (Cásper Libero) e fez parceria com Otávio Frias de Oliveira (Folha de São Paulo) para recuperar a Fundação Cásper Líbero nos anos 60. JOSÉ DANIEL FRADESCHI ,

    ResponderExcluir
  2. Itá Ferraz de Campos casou-se em 1937,na igreja Matriz de Higienópolis ( São Paulo ) com Sylvia Paes de Barros.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Daiel
    Que interessante ! Obrigada pela informação. Escrevei no postagem sobre Rafael de Aguiar Barros que procuro mais informação sobre os seus descendentes. Entre eles tem Fabio Paes de Barros casado com Sylvia Almeida. ( https://ospaesdebarrossaopaolo.blogspot.com/2011/09/avenida-paes-de-barros-mooca-historia.html )
    Contate-me : barao.tatui@gmail.com
    Cordialmente Tiffany

    ResponderExcluir
  4. Olá, minha família toda é PAES DE BARROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal ! Efeitivamente tem muitos Paes de Barros de varios ramos. Qual o seu parentesco ?

      Excluir